- Área: 6300 m²
- Ano: 2012
-
Fotografias:Nelson Kon
-
Fabricantes: Hunter Douglas, Alcoa, Belgotex , Gnoatto Movéis, NGK, Perfilor, Securit / Flexiv
Descrição enviada pela equipe de projeto. Simbolicamente, o edifício se caracteriza como o espaço onde se desenvolvem as atividades mais nobres do campus. Para tanto se buscou uma estética de linguagem contemporânea que valorizasse o uso do edifício e os espaços de permanência dos seus usuários, explorando a relação entre eles e a paisagem externa.
Racionalidade tectônica e sensibilidade na abordagem estética harmonizam-se no resultado final. O projeto traz em sua concepção, um convite ao devaneio, com estímulo à contemplação e ao deleite através das belas visuais para o lago em frente as áreas de leitura e de convivência que não se contrapõe ou comprometem a necessária introspecção para o estudo e leitura.
Duas placas revestidas em arenito vermelho, pedra típica do Paraná, e uma cobertura que parece flutuar, configuram e acolhem o programa.
Conceitualmente o projeto trata diferentemente seus dois principais setores: acervo e leitura. Um volume mais opaco, com poucas aberturas e espessos pilares em concreto, abriga a guarda de livros e salas de apoio e estudo. As áreas de leitura, ao contrário, se distribuem em mezaninos metálicos que se escalonam em direção às vistas para o lago. Internamente os pisos se desenvolvem em meios-níveis interligados através de um átrio de circulação.
O projeto incluiu toda a ambientação interna com detalhamento de mobiliário e sinalização. No térreo, um espaço de exposições, sala de chá e sala de acervo especial complementam o programa.